Conheça os tipos de taça de vinho e entenda suas diferenças!

Uvas e vinhos: quais os principais tipos?
28 de abril de 2020
Tipos de vinhos, suas características e diferenças: conheça agora!
25 de maio de 2020

O vinho é uma bebida muito apreciada e, felizmente, pode ser degustada em qualquer estação do ano, em especial nas mais frias. Isso se deve, principalmente, pelo fato de apresentar muitas variedades, tais como suave, tinto, rosé, seco, doce, espumante etc. — são muitas categorias e fica difícil não amar pelo menos uma delas, não é mesmo?

No entanto, para que sua experiência com essa bebida fique ainda melhor é importante saber usar os diferentes tipos de taça de vinho — visto que para cada especialidade há uma mais indicada. Pode até parecer algo sem relevância, mas quem entende um pouco do assunto sabe a importância de o vinho ser servido na taça adequada.

Continue a leitura e conheça os tipos de taças e para quais vinhos são indicadas. Veja!

O que observar em uma taça de vinho?

Para começar, observar alguns detalhes das taças onde os vinhos são servidos é de extrema importância para que a bebida não perca suas principais características. Sendo assim, um dos pontos a ser observado na hora de adquiri-las é quanto ao material, a taça deve ser, preferencialmente, de cristal, por ser um item mais fino. 

Em segundo lugar, prefira os modelos de hastes longas, uma vez que quanto menos contato houver entre a mão e o corpo da taça, menor será a interferência do calor de seu corpo no líquido.

O tamanho da taça é outro ponto a ser observado. Quando grandes, são ideais para os vinhos que precisam do contato com o oxigênio para manter o sabor da bebida. Quando menores, são ideais para vinhos que devem ser consumidos mais rapidamente sem dar tempo de esquentar a taça e, assim, alterar o sabor. 

As longas são ideais para os espumantes, pois permitem a formação das bolhas — característica desta variedade. Taças pequenas, por sua vez, são indicadas para vinhos doces, visto que são servidos em doses menores.

Quais os tipos de taça de vinho disponíveis no mercado?

Taça de vinho rosé

São vinhos que misturam taninos presentes nos tintos e o aroma do tipo branco. Assim, as taças ideais para essa categoria são as pequenas com bojo grande — pois valorizam esses dois atributos.

Taça Borgonha

É a taça que se assemelha a um balão, seu bojo é maior que a do tipo bordeaux e com um bocal ainda maior — que facilita o contato da bebida com o ar. Ideal para vinhos como Pinot Noir, Rioja e Nebbiolo.

Taça Bordeaux

Diferentemente da taça borgonha, a bordeaux conta com a boca menor, pois recebe vinhos mais encorpados, como os produzidos com a uva Cabernet Sauvignon. Esse formato de taça segura o aroma por mais tempo. Combina, também, com vinhos do tipo Merlot, Syrah e Tannat.

Taça ISO

Trata-se de uma taça padrão que se adapta a variados tipos de vinhos. Utilizada, mais comumente, em restaurantes. Seu bojo é maior e a boca mais fechada. Indicada, também, para degustação técnica.

Taça Flûte

Indicada para saborear vinhos espumantes, conta com o bojo alongado e fino. Ideal para que tanto as bolhas como a temperatura ideal se mantenham por mais tempo na bebida.

Taça para vinho doce

São taças que apresentam tamanho e bojo pequenos. Ideais para vinhos doces que pedem uma menor quantidade. O bocal dessa taça é pequeno para que o primeiro contato seja com a ponta da língua que saboreia paladares mais doces.

Qual a diferença entre taça de vidro e de cristal?

Embora para muitos não faça diferença, a taça de cristal traz uma certa leveza e contribui com o sabor do vinho. Para leigos, é difícil perceber, mas a pequena espessura da taça faz com que o sabor se revele um pouco mais. Além disso, ela faz com que os aromas cheguem mais facilmente ao nariz — tornando a experiência ainda melhor.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre tipos de taça de vinho, saborear um bom produto depende de vários fatores que contribuem para melhorar a experiência do consumidor. Siga nossas dicas e aproveite ainda mais um bom vinho!

Gostou deste post? Bem útil, não é mesmo? Aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Eles vão adorar essas dicas!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?