Queijos e vinhos: entenda sobre essa combinação perfeita!

Petiscos que combinam com vinho tinto: conheça agora!
28 de abril de 2020

Uma noite de queijos e vinhos é um momento incrível para degustar sabores maravilhosos, aproveitar a companhia de pessoas queridas, como amigos, familiares ou, até mesmo, fazer um programa romântico com seu(a) parceiro(a).

Mas, para que realmente seja um programa impecável, no qual todos vão poder apreciar todos os itens disponíveis da melhor forma, é fundamental saber fazer uma boa harmonização.

Então veja como encontrar o queijo para comer com vinho ideal e as melhores combinações a seguir. Boa leitura!

A importância de saber harmonizar queijos e vinhos

A escolha inadequada do tipo de vinho para acompanhar o queijo de sua preferência pode levar à anulação de sabor de um dos itens. Vamos ao exemplo dos queijos azuis, que têm um sabor bem característico e forte.

Se você não souber como harmonizar, poderá escolher um vinho encorpado, de sabor forte ou acidez acentuada. O resultado? Dois sabores intensos “brigando entre si”, o que pode estragar a experiência da degustação.

Por isso, é importante saber harmonizar para identificar a melhor combinação que realce o sabor de ambos.

Os principais tipos de harmonização entre queijos e vinhos

Vamos ajudar você nisso mostrando as principais combinações de acordo com o tipo de queijo escolhido.

Queijos macios

Queijos como brie e camembert têm uma massa levemente amanteigada e bastante cremosa. Casam bem com estes tipos de vinho:

  • Chardonnay do Novo Mundo;
  • Chenin Blanc da África do Sul;
  • vinhos tintos de corpo leve e acidez média a acentuada, como Pinot Noir e Beaujolais.

Queijos azuis

Os queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, têm sabor intenso. Nesse caso, é indicado que a harmonização seja feita por contraste, ou seja, equilibra-se o sabor salgado do queijo com um vinho doce. As opções podem ser:

  • vinho do Porto ou Sauternes;
  • vinhos tintos secos e mais encorpados, como Malbec ou Cabernet Sauvignon.

Queijos de massa filada

Nesse rol estão a mussarela e o provolone, ou seja, tipos de queijos que apresentam uma consistência mais elástica e resistente, sendo os queijos mais consumidos no mundo. Harmonizam bem com:

  • vinhos tintos de corpo leve ou médio, com acidez média, como o Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc.

Queijos semiduros

Os queijos semiduros são aqueles famosos por terem furinhos em sua composição. Têm um fundo doce. Entre eles estão cheddar, gouda e gruyère. Harmonizam bem com:

  • vinhos mais leves, elevadamente ácidos e, também, frutados, como o Sauvignon Blanc;
  • Riesling.

Queijos duros

Os queijos duros, como parmesão e grana, têm textura bastante porosa, com casca dura e sabor acentuado. Para equilibrar o sabor, pedem estas harmonizações:

  • Malbec;
  • Vinho do Porto;
  • Syrah do Novo Mundo;
  • demais tipos de vinhos encorpados, de sobremesa ou amadeirados.

A organização de uma noite de queijos e vinhos

Diante desse tema, imaginamos que você esteja pensando em organizar uma noite de queijos e vinhos. Não é? Para isso, é importante providenciar algumas coisas que poderão tornar esse evento mais bem-sucedido com seus amigos ou seu(a) parceiro(a).

Então, você deve pensar em algumas questões como:

  • separe os queijos pelo “peso” — do mais leve para o mais pesado — para não prejudicar a degustação de cada um deles;
  • os vinhos precisam estar em temperaturas adequadas. Cada um dos tipos exige um cuidado diferente. Por exemplo, o Malbec deve ser degustado aos 16 °C, enquanto o Pinot Noir, aos 14 °C;
  • você pode preparar caldos, pães, torradas, geleias, patês e mesa de frutas para acompanhar os queijos;
  • ofereça a opção de água para hidratação e evite deixar refrigerante disponível, já que não harmoniza bem com a ocasião;
  • utilize facas próprias para cada tipo de queijo.

Com essas dicas, você consegue criar a atmosfera perfeita para esse tipo de programa e aproveitar ao máximo a companhia dos amigos ou parceiro(a), escolhendo corretamente o queijo para comer com vinho.

Para você que quer maior praticidade e uma experiência melhor com queijos e vinhos, conte com aTábua. Temos um clube de assinatura e aTábua Avulsa, na qual é possível adquirir o nosso kit exclusivo para uma noite inesquecível. Entre em nosso site e escolha a melhor opção para você!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?