Qual vinho combina com Bacalhau?

5 motivos para você assinar um clube de queijo
23 de março de 2021
Tábuas de frios: faça você mesmo!
9 de abril de 2021

Se você começar a digitar no Google, vai ver que essa é uma das perguntas mais feitas na ferramenta de pesquisa, principalmente agora, no período da Páscoa.

Será que é só o tinto que combina com esse peixe de sabor e aroma mais intenso? Muita gente acha que sim, mas a verdade é que é possível harmonizá-lo tanto com vinho tinto quanto com os brancos e você sempre vai achar alguém que defenda um mais do que o outro.

Tinto ou branco? Tinto E branco!

Com a variedade de receitas utilizando o Bacalhau como seu principal ingrediente, fica muito mais fácil explicar porque os dois tipos de vinho combinam com ele. Veja só:

Se você criar um prato com um pouco mais de molho, um bolinho de Bacalhau frito ou uma salada, os vinhos brancos, como o Chardonnay, podem ser perfeitos.

Em receitas em que o Bacalhau apresenta um sabor mais intenso, como assado, por exemplo, a pedida é um tinto mais encorpado, como um Pinot Noir. Atenção: busque sempre escolher um vinho mais leve, já que muitos taninos somados ao sal podem não criar uma combinação tão perfeita.

Então, não existe um vinho específico para acompanhar o Bacalhau?

Exatamente! Assim como falamos acima, tudo vai depender do tipo de receita que você escolher. A partir dos ingredientes, além do Bacalhau, você conseguirá também saber qual vinho é o ideal.

Ainda tem dúvida? Para receitas mais suaves, escolha um branco. Em receitas com sabor intenso, o tinto é a pedida! E quer saber? Bacalhau também combina com um espumante brut, vinho verde e até com rosé.

E com outros peixes, qual a melhor combinação?

Nem sempre aquela frase “peixe combina somente com branco” faz sentido, embora os vinhos brancos sejam mais fáceis de serem harmonizados. No entanto, para escolher o vinho ideal, assim como no caso do Bacalhau, o importante é se orientar pelo tipo de peixe, forma de preparo e os ingredientes somados a ele. Isso sem esquecer da intensidade do sabor final.

Quer apostar no tinto? Sem problemas! Prefira peixes mais gordurosos e encorpados e aqueles com carne mais escura e temperos fortes. Mas, de novo: sempre verifique os taninos para que o gosto não se torne metálico.

E aí, as dicas te ajudaram? Deixe um comentário!
Já conhece o Clube aTábua? Clique aqui e saiba mais!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?