Primavera: quais vinhos são ideais?

5 dicas para receber amigos em casa com queijos e vinhos
21 de setembro de 2021
Seleções aTábua Outubro
22 de outubro de 2021

A Primavera chegou e muita gente já pensa que é hora de deixar os vinhos tintos de lado para abrir espaço para os rosés, brancos e espumantes. Mas quem te disse que existe uma época para degustar cada tipo de vinho?

É claro que com temperaturas mais altas, o que a gente quer mesmo é uma bebida refrescante, característica dos rosés, brancos e espumantes. Mas, caso você ainda não saiba, para degustar um tinto da melhor forma, você precisa deixá-lo em sua temperatura ideal.

No Brasil, a temperatura média fica entre 14 e 18ºC e aí, sim, depende da época do ano e da temperatura ambiente, além do tipo de vinho. Ou seja, se você pensa em deixar seu vinho tinto só para períodos mais frios, talvez você esteja um pouco enganado.

Agora que você já sabe que todos os vinhos podem – e devem! – ser consumidos em qualquer período do ano e que você só precisa se atentar à temperatura que é sugerida para aquele rótulo, aqui vão mais algumas dicas para você aproveitar a Primavera saboreando seus vinhos preferidos, sejam eles tinto, rosé, branco ou espumante.

Tinto: escolha os mais leves

Se você se convenceu que a época do ano não deve influenciar na escolha do vinho, sugerimos que, em temperaturas mais elevadas, opte por vinhos mais leves, com taninos mais macios. Você perceberá que será mais fácil de degustá-lo e não esqueça de harmonizar com os alimentos que irá consumir. Pinot Noir, Merlot e Carmenère são boas opções.

Rosé: cor e sabor

Não tem jeito, para quem é mais visual, a cor do vinho sempre vai fazer diferença na hora da escolha. Mas, se você não tem nenhum rótulo preferido – ainda -, ao escolher o seu vinho, saiba que a cor influencia também no sabor. Aqueles com tom mais claro tendem a ser mais leves, refrescantes; e os mais escuros, frutados, densos.

Brancos: refresque-se!

Os vinhos brancos já passam a ideia de refrescância e não podemos negar que é sempre uma boa pedida, principalmente por combinar bem com pratos leves e variados que as temperaturas mais altas pedem. Chardonnay e Sauvignon Blanc são alguns dos preferidos de muita gente, mas não se esqueça: para você poder degustar seu vinho da melhor forma é mais do que importante que ele esteja na temperatura correta. E nada de acrescentar gelo para deixá-lo mais geladinho!

Espumantes: qualquer ocasião

Se você acha que o espumante tem “cara” de comemoração, vale dizer que é importante celebrar cada dia de vida, então, tendo isso como premissa, qualquer dia é dia de saborear um espumante. Não acha? Aqui, a gente te conta qual a diferença entre espumante e champanhe, caso você não saiba, e reforça que a temperatura de serviço para este tipo de vinho é fundamental também, assim como saber harmonizá-lo. Mas, esse tema, você confere aqui!

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários! E se você quiser ter, todo mês, uma seleção de produtos perfeitamente harmonizados – vinho, queijo, embutido e geleia -, é só fazer parte do Clube aTábua. Clique aqui para saber mais!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?