Petiscos que combinam com vinho tinto: conheça agora!

Queijos e vinhos: entenda sobre essa combinação perfeita!
27 de abril de 2020
Uvas e vinhos: quais os principais tipos?
28 de abril de 2020

Você sabia que existem petiscos que combinam, especificamente, com vinho tinto? Enquanto muitos pensam que qualquer tipo de alimento pode harmonizar com a bebida, existem opções pontuais que tornam a experiência ainda mais saborosa e marcante.

E por falar em experiência, você já conhece o Clube aTábua? Se você chegou até esse artigo, significa que gosta / deseja conhecer combinações de sabores. Portanto, receber mensalmente uma seleção de produtos em sua casa pode ser a melhor pedida. Clique aqui e saiba mais!

Harmonização e regras para combinar com perfeição

Primeiramente, como regra básica de harmonização entre vinhos e alimentos, é preciso ter atenção ao tipo de comida. Enquanto alimentos mais leves tendem a combinar com rótulos mais suaves e de fácil degustação, os mais pesados seguem a mesma linha. Ou seja, junto a eles é melhor degustar um vinho mais complexo e desafiador.

Mas o que define uma comida como leve ou pesada? É preciso levar em consideração diversos fatores, como:

  • modo de cozimento;
  • tipo de condimentos;
  • molhos;
  • suculência;
  • quantidade de gordura etc.

Opções clássicas

Percebe como é preciso ficar atento ao prato em específico antes de definir qual vinho harmonizará melhor com ele? Finalmente, mesmo com todas essas informações em mente, é possível chegar a uma conclusão pautada por especialistas: os tipos mais comuns de ingredientes utilizados para preparar petiscos com vinho tinto incluem:

  • carnes;
  • queijos;
  • elementos de charcutaria;
  • e embutidos, de maneira geral.

Mas atenção: não são todas as opções inclusas nessas categorias que combinarão com seu vinho. Antes de saber quais opções específicas harmonizam com a bebida, é interessante estar a par das opções de uvas existentes no mercado.

Características do vinho tinto e opções existentes no mercado

Existem diversas uvas disponíveis no universo dos vinhos tintos e as mais conhecidas são:

  • Cabernet Sauvignon;
  • Pinot Noir;
  • Merlot;
  • Shiraz, entre outras.

A uva em questão faz bastante diferença na escolha dos petiscos que combinam com vinho. Por exemplo, enquanto um vinho mais ácido e rico em tanino, como Malbec, harmoniza melhor com alimentos suculentos, os frutados, como Shiraz, combinam melhor com toques adocicados.

Petiscos que combinam com vinho tinto

Sabendo que existem especificidades a serem consideradas em relação a cada tipo de uva, confira alguns alimentos que dificilmente deixarão de combinar com seu rótulo tinto.

Tábua de frios

Uma tábua de frios completa é uma excelente pedida para acompanhar qualquer vinho tinto. Ela reúne uma variedade de queijos, embutidos e até vegetais que harmonizam com as uvas, como a azeitona. Na dúvida, além de saborosa, essa é uma opção que agrada a todos os gostos.

Pizza

Queijos e vinhos tintos combinam perfeitamente. Opções clássicas de pizza, como mozarela ou marguerita são opções perfeitas! Ao escolher sua pizza, lembre-se que sabores mais fortes pedem por vinhos mais encorpados, enquanto as mais simples harmonizam melhor com vinhos leves.

Queijos duros

Queijos duros, como o parmesão, são combinações perfeitas para uvas mais complexas, como Cabernet Sauvignon. Contudo, eles são boas pedidas para qualquer vinho tinto, realçando o sabor da bebida.

Filés

É amante de carnes? Filés com diferentes molhos podem ser deliciosas opções para acompanhar seu vinho! Molhos barbecue, madeira, com cogumelos…. tenha em mente a regra dos alimentos leves e pesados e faça a escolha que mais se adéque à carne que você tiver em casa.

E aí, gostou de entender mais sobre petiscos que combinam com vinho tinto? As opções são variadas! A escolha certa pode mudar sua maneira de apreciar a bebida, então escolha com cuidado!

Se quiser receber em casa, todos os meses, experiências incríveis e que já vêm prontas para o consumo, devidamente harmonizadas, conheça o Clube aTábua. Não tem carência, você recebe onde preferir e ainda ajuda pequenos produtores!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?