O que é charcutaria? Conheça agora esta técnica!

4 aplicativos de vinho que você precisa conhecer e aproveitar
28 de dezembro de 2020
Você conhece a história da geleia?
15 de janeiro de 2021

Descobrir novas formas de preparar suas carnes preferidas pode ser um processo interessante. Isso é útil, por exemplo, quando você deseja começar um hobby novo, bem como poder preparar pratos interessantes para pessoas queridas e visitas em sua casa.

Uma grande tendência, com uma história milenar, é a charcutaria. Muito utilizada em tempos nos quais tínhamos poucos recursos para conservação de carnes, atualmente é utilizada pela alta gastronomia para preparar carnes com sabores incríveis — e temos certeza de que você vai adorar.

Continue lendo e saiba mais sobre o que é charcutaria! Boa leitura.

O que é charcutaria?

A charcutaria nasceu como uma forma de preservar os alimentos, em uma época na qual não tínhamos geladeira, por exemplo, para armazenar carne e garantir que ela não estrague. Isso era importante em períodos de escassez, bem como permitia levar alimentos em períodos de migração.

Atualmente não precisamos disso para conservação, mas tornou-se uma estratégia interessante para trazer um gosto especial para as carnes — é por meio dela que se torna possível fazer as famosas carnes defumadas, aplicando uma série de técnicas específicas para isso. E diferente do que o senso comum acredita, não é limitada apenas à carne de porco, viu? Pode ser utilizada, também, com carnes de peixes e aves.

Quais são as técnicas de charcutaria mais utilizadas?

A charcutaria tem uma série de técnicas que podem ser utilizadas para trazer esse sabor incrível aos seus pratos. Vamos mostrar, a seguir, as principais utilizadas.

Desidratação

A desidratação é o processo no qual você vai curar as carnes, tratando-as com sal e outros produtos, que desidratarão o insumo. Nessa parte, você pode utilizar, também, temperos e aromáticos que auxiliarão a criar um sabor diferenciado. Pode-se aplicar, assim, páprica, raspas de limão, entre outros. O processo pode durar de 3 dias a um mês, dependendo do tipo de carne, ingredientes e seu intuito.

Cocção ou defumação

Nessa fase, você poderá utilizar duas técnicas: cocção ou defumação. No primeiro, o processo é mais rápido, no qual você já parte para cozinhar ou assar as carnes. No segundo, você utilizará um defumador específico, podendo utilizar tanto fumaça quente quanto fria. Assim, a fumaça realizada pela queima da madeira traz cheiro e sabor únicos na comida.

Marinada

A carne é acidificada, permitindo a entrada do tempero nas fibras da carne. Isso pode acontecer tanto por injeção do tempero, através de seringa, ou então mergulhando a carne nos temperos. Em ambos os casos, é preciso deixar a carne descansando por um tempo (normalmente, algumas horas).

Salmoura

A salmoura é um processo mais lento de aplicação do tempero, no qual não há uma acidificação da carne. Assim, ela terá uma umidade maior do que a do processo anterior, sendo a mais indicada para carnes mais magras, que não podem ressecar muito, como peito de frango e lombo de porco.

Quais os principais equipamentos para a técnica de charcutaria?

Para aplicar as técnicas que falamos acima, é importante que você tenha os equipamentos certos em mão. O mais interessante é que não são itens claros e complexos. Vamos mostrar os principais a seguir.

  • para o preparo das carnes: afiador de facas, talheres, panelas, misturador de carne, moedor (quando necessário e pode ser manual ou elétrico), seringa para aplicar tempero;
  • para amarrar e ensacar carnes: amarrador específico de embutidos, embutidora de carne, papel celofane, rolo de barbante de algodão;
  • aplicação das técnicas: estufa a vácuo ou a vapor, gerador de fumaça ou defumador.

É importante que você realize o processo em um ambiente próprio para isso, já que há questões de temperatura, cheiro e fumaça envolvidos. Assim, evitam-se desconfortos e problemas de saúde para todos.

Saber o que é charcutaria é uma boa oportunidade para você que pensa em começar um novo hobby e adora cozinhar. São técnicas interessantes e que geram pratos incríveis!

Achou interessante? Conhece alguém que poderia gostar desse tema? Compartilhe o artigo em seu perfil e mostre para essas pessoas!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?