Filmes sobre vinho: pegue a sua taça e curta essas histórias!

Como é feito o vinho? Veja o passo a passo da produção!
3 de agosto de 2020
Taninos do vinho: descubra o segredo por trás desse componente na bebida
1 de setembro de 2020

Bons vinhos merecem grandes histórias. No cinema, são muitas as opções de filmes que têm o vinho como tema principal ou como pano de fundo de tramas excelentes. De documentários a longas ficcionais, a lista é bem extensa!

Por isso, este post está recheado de boas sugestões de filmes sobre vinho para você. Pegue a sua taça e curta essas histórias inesquecíveis. Boa leitura!

Sour Grape

Com direção de Jerry Rothwell e Reuben Atlas, este documentário do ano de 2016 conta sobre a falsificação de garrafas de vinhos vintage. Na trama, Rudy Kurniawan, um garoto da Indonésia, usa sua simpatia e conhecimento sobre vinhos para conquistar a confiança de apreciadores da alta classe americana. Ele vende milhares de rótulos falsificados nos Estados Unidos, até que um produtor descobre todo o esquema.

Um ano em Champagne

Dirigido por David Kennard, o filme de 2014 retrata os bastidores da produção do champagne, de pequenos e independentes produtores até as grandes marcas. Profissionais de peso, como Bollinger e Gosset, falam sobre as normas severas de fabricação da bebida e como prevenir pragas.

Decanted

Com direção de Nick Kovacic, o documentário de 2016 mostra os vinhedos do Vale de Napa, na Califórnia, e conta sobre a vida dos produtores daquela localidade. O conteúdo tem classificação acima de 10 anos e pouco mais de uma hora de duração.

Red Obsession

Dirigido por David Roach e Warwick Ross em 2013, o filme faz uma brincadeira com a cor da bandeira da China e dos vinhos tintos. Com narração de Russel Crowe, o documentário conta um pouco sobre a obsessão chinesa em relação aos vinhos franceses, especialmente os de Bordeaux.

Notas de rebeldia

Lançado este ano pela plataforma de streaming Netflix, este filme conta a história de Elijah, um jovem que trabalha na churrascaria de seus pais. Apesar do sucesso do negócio, ele quer seguir o sonho de se tornar um sommelier. A trama do longa-metragem mostra os esforços do rapaz para seguir o que deseja, mesmo contrariando as expectativas da família.

Os estudos preparatórios sobre enologia para a prova de sommelier são o charme do filme e prendem a atenção dos amantes de um bom vinho. Vale a pena conferir.

Somm

O título de master sommelier é famoso no mundo das bebidas. Este filme, produzido por Jason Wise em 2012, retrata a rotina de estudos de alguns sommeliers que querem fazer o exame Court of Masters Sommeliers. Desde 1969, pouco mais de 200 pessoas conseguiram a titulação.

Mondovinos

Com direção de Jonathan Nossiter, um antigo sommelier francês, o filme faz uma investigação sobre a globalização, com foco na indústria do vinho. Apresenta também a mudança nas formas de produção no velho mundo, sob influência do mercado americano.

Viu só como existem filmes sobre vinho para todos os gostos? Apresentamos diversas opções ao longo deste artigo. Escolha um deles para assistir e não se esqueça de degustar um bom rótulo durante a sessão.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal se aprofundar um pouco mais no assunto e conhecer alguns tipos de vinhos disponíveis hoje no mercado? Até mais!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?