Seleções aTábua Dezembro
15 de dezembro de 2021
Vinho no verão? Aposte nessa ideia!
27 de janeiro de 2022

No dia 20 de janeiro, comemora-se o Dia Mundial do Queijo e não são só os mineiros que são apaixonados por essa delícia, não. Ao redor do mundo, existem muitos adoradores – e degustadores! – desse produto feito à base de leite.

Como você já sabe, a aTábua apoia e valoriza a produção artesanal nacional e os queijos são os personagens principais da história que a gente vive, conta e se orgulha (clique aqui e conheça nosso Clube!). Por falar em orgulho, os queijos nacionais têm conquistado um importante espaço não só no Brasil, como no mundo. Prova disso são as medalhas que os produtos nacionais têm recebido nas diversas competições pelo mundo afora.

O que você sabe sobre o queijo?

Com diferentes texturas e sabores, os queijos podem ser feitos a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e/ou outros mamíferos. Além disso, utiliza-se diferentes teores de gordura, adição de aromatizantes, como ervas e outras especiarias. Outro ponto importante é a questão das bactérias e bolores e o tempo de maturação do queijo, que transformam não só a aparência, como garantem um sabor ainda mais especial.

Minas Gerais: reduto do queijo

Quando se fala em queijo, Minas Gerais logo vem na cabeça. Mas porque o Estado é famoso pelos queijos? De acordo com o IBGE, Minas Gerais tem a maior bacia leiteira do país e produziu, somente em 2020, de 9,7 bilhões de litros, um volume que corresponde a 27% do total nacional.

Isso já diz muito do porquê de muitos queijos serem fabricados na região, não é mesmo? Mas não é só em Minas que se fabrica queijos bons. No cenário queijeiro, Paraná, interior de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul e outras regiões também têm se destacado.

Quais tipos de queijo você conhece?

Queijo fresco, curado, fundido, macio, firme… são muitas as categorias e talvez você não conheça todas por nome, mas certamente já deve ter provado a maioria. Clique aqui e conheça mais sobre os diversos tipos de queijo e suas intensidades.

Gostou do conteúdo? Que tal aprender mais sobre queijo fazendo degustações mensais? É isso o que o Clube aTábua oferece para você: todo mês, queijo, geleia, embutido e vinho são especialmente harmonizados para você conhecer e experimentar novos aromas e sabores. E o melhor: tudo isso por apenas R$149 (Seleção Clássica e Cheese no plano anual). Conheça o Clube aTábua!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?