Descubra se queijo engorda e se é possível adicioná-lo a sua dieta

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O queijo é um alimento versátil; ele serve como petisco, pode ser usado como ingrediente de várias receitas e até mesmo de sobremesas. Além de serem saborosos, os queijos são considerados excelentes fontes de cálcio e proteínas, por isso são tão recomendados para pessoas vegetarianas.

Apesar de todos os seus benefícios, alguns nutricionistas costumam eliminar o consumo de queijo da dieta dos seus pacientes. Mas é verdade que queijo engorda? Antes de responder, precisamos falar mais sobre as características de cada tipo de queijo. Quer saber mais sobre esse assunto? Então veja o conteúdo a seguir!

Por que o queijo engorda?

Assim como qualquer outro tipo de alimento, o queijo só causa ganho de peso quando consumido em grandes quantidades. Como é um alimento com densidade energética muito alta, uma pequena fatia possui muitas calorias. Apenas 30 gramas de queijo de cabra, por exemplo, contêm cerca de 128 calorias.

Por isso, se você fizer uma dieta rica em alimentos com alta densidade energética, você tem uma probabilidade maior de engordar. Já alimentos com densidade calórica baixa, como verduras e legumes, podem ser consumidos em maior quantidade e, assim, ocupam mais espaço no estômago, proporcionando a sensação de saciedade.

E quais são os queijos mais calóricos?

Podemos dizer, de forma simplificada, que os queijos frescos e brancos são os mais indicados para quem deseja emagrecer, pois contêm baixo teor de gordura e elevada quantidade de proteína. Já os queijos duros e azuis apresentam grandes concentrações de gordura, sódio e, até mesmo, corantes artificiais.

Veja, a seguir, uma lista com a quantidade de calorias por fatia média de queijo:

  • Cottage — 37kcal
  • Minas light — 46kcal
  • Ricota — 50kcal
  • Provolone — 52kcal
  • Requeijão light — 56kcal
  • Brie — 58kcal
  • Prato — 58kcal
  • Cheddar — 62kcal
  • Muçarela — 65kcal
  • Minas — 73kcal
  • Muçarela de búfala — 74kcal
  • Parmesão — 79kcal
  • Gorgonzola — 88kcal
  • Roquefort — 93kcal
  • Cream cheese — 103kcal

Então, qual é o melhor queijo para petiscos e lanches?

Se você é o tipo de pessoa que gosta de petiscar enquanto bebe um bom vinho ou precisa comer um lanche no meio da tarde para matar a fome, saiba que é, sim, possível continuar a consumir queijo mesmo estando em uma dieta. Para isso, basta escolher os tipos menos gordurosos, que são os frescos e moles, como ricota, minas frescal, cottage e brie.

Esses queijos podem ser consumidos em maior quantidade e, devido ao seu sabor e aroma suaves, combinam muito bem com geleias de frutas. Você pode comer até duas fatias de queijos frescos e moles por dia sem se preocupar em sair da dieta.

No entanto, se você não consegue resistir aos queijos duros ou azuis, recomendamos que coma apenas um pedaço bem pequeno por dia para matar a vontade. E a má notícia é que, neste caso, quando está seguindo uma dieta, esses queijos devem ser evitados como petiscos.

A conclusão que podemos tirar a partir deste artigo é que o queijo engorda somente quando consumido sem moderação. Se você é um grande amante desse alimento e gosta de petiscar enquanto bebe, não se preocupe. Basta ter bom senso e escolher os tipos de queijo certos para não engordar. O segredo de uma vida feliz é o equilíbrio e não a restrição. Pense nisso e não deixe de consultar um profissional que seja especialista para tirar suas dúvidas!

Gostou deste artigo e quer ler outros conteúdos sobre queijos para aprender mais sobre esse alimento tão rico? Fique de olho em nosso blog! E se você deseja receber e conhecer novos queijos todo mês, assine o Clube aTábua!

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