Como montar uma tábua de frios: veja o passo a passo!

#montesuaTábua e ganhe uma Seleção Especial
31 de agosto de 2021
Seleções aTábua Setembro
6 de setembro de 2021

A tábua de frios é uma excelente opção para servir em qualquer ocasião, principalmente se for combinada com um vinho de qualidade (e quem é do Clube aTábua sabe bem do que estamos falando!). Fácil de montar, visualmente bonita e democrático: sempre tem uma opção que agrada a todos.

Se você acha difícil criar combinações e ter criatividade neste momento, a boa notícia é que, a seguir, você confere um passo a passo de como montar sua tábua de frios com dicas importantes. Aliás, anota tudo, já coloca em prática e aproveita para participar da ação #montesuaTábua (clique aqui e saiba mais), que vai dar uma Seleção Especial aTábua para quem montar uma tábua de frios bonita e organizada.

Quantidade de pessoas x quantidade de itens

Primeiramente, você precisa considerar a quantidade de pessoas que irão consumir os itens antes de fazer a sua lista de compras de frios. Se for para poucas pessoas, uma tábua simples com algumas opções é o suficiente. No entanto, se você espera mais gente, será preciso preparar uma mesa de frios mais completa.

Em média, cada pessoa consome 150 gramas de frios, então tenha isso em mente. E lembre-se também que você pode ir repondo os produtos ao longo do período; não precisa ser sempre itens diferentes.

Escolha a base para colocar os frios

O tamanho e formato da tábua indicarão o número de ingredientes necessários. Se for a sua primeira tábua, é melhor começar com algo menor e não se esqueça de que os ingredientes vão se sobrepor.

A base para os itens pode ser de qualquer material ou formato, e as tábuas de madeira são ótimas opções para essa função (e quem é assinante aTábua já tem a sua! #ficaadica).

Alguns ingredientes não podem faltar

Quanto maior a variedade de petiscos, queijos e embutidos, você garante uma boa apresentação e, o mais importante: consegue agradar todos os paladares.

Presuntos especiais, como o parma, são muito saborosos e fazem uma boa apresentação. Complemente com queijos e outros itens, como frutas, castanhas, geleias, patês, torradas etc. e você terá uma tábua muito completa.

Veja abaixo algumas opções:

  • Embutidos: lombinho canadense, pepperoni, presunto de parma, presunto royal, salaminho tipo italiano, entre outros;
  • Queijos: parmesão, gorgonzola, camembert, brie, pecorino;
  • Frutas: morangos, figos, amoras e uvas;
  • Oleaginosas: castanha-do-pará, pistache, macadâmia, castanha de caju, nozes;
  • Patês: frango, atum, alho-poró, beringela;
  • Pães: torradas, crostinis, pães italianos.

Use sua criatividade e imaginação

Tente organizar os ingredientes de forma que a tábua tenha várias cores, texturas e tamanhos. Use alguns recipientes delicados para colocar as geleias e disponha os outros produtos, como pães, torradas, etc., de forma mais espalhada.

Para tornar mais fácil para os convidados se servirem, você pode criar rolinhos com os salames, por exemplo. Uma boa alternativa é dobrar alguns deles, como se fossem pequenos crepes franceses, ou mesmo montá-los em espetos.

Mas, se você está preocupado se a sua tábua vai dar certo, tenha calma: o fato é que não existe nenhum certo ou errado na hora da montagem. O mais importante é deixar sua criatividade trabalhar e ir harmonizando os itens conforme a sua preferência, seu gosto. O principal em uma tábua é o sabor, então organize para que tudo esteja fresquinho e aproveite o momento!

Em resumo: calcule a quantidade de pessoas, escolha a base, separe os ingredientes e tenha variedade de itens e faça a montagem usando a criatividade. Não tem como dar errado!

Gostou do nosso conteúdo? Então confira agora como combinar queijos e vinhos! E se quiser receber, todo mês, uma caixa com produtos para uma degustação completa, clique aqui e assine o Clube aTábua.

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?