Como harmonizar frisantes e espumantes?

Fondue de doce de leite: aposte nesta ideia!
22 de julho de 2021
Queijo brie com geleia: uma combinação saborosa
9 de agosto de 2021

Antes de aprender como harmonizar frisante e espumantes, a pergunta é: você sabe quais as características e as diferenças entre esses dois tipos de vinhos? Se você não sabe muito ou se não tem tanta certeza, a gente te convida a acessar esse conteúdo aqui.

Agora que você está mais familiarizado, vamos ao que interessa? Aprenda a harmonizar os frisantes e espumantes e crie uma deliciosa harmonização. Aliás, quer deixar isso ainda melhor? Clique aqui e saiba mais sobre o Clube aTábua!

Recados dados, agora é a vez de você saber que, tanto os espumantes quanto os frisantes são bebidas muito versáteis e podem ser harmonizados praticamente da mesma forma.

Adocicado e refrescante ou seco?

As versões adocicadas, por serem mais cítricas e refrescantes, podem ser servidas com pratos igualmente leves, como saladas, carnes brancas, frutos do mar e até mesmo carnes vermelhas menos gordurosas.

Já os frisantes e espumantes secos devem ser harmonizados com pratos gordurosos, pois a sua acidez ajuda a limpar a gordura do paladar.

Portanto, se você gosta de massas com molho, embutidos e queijos maturados, os frisantes secos são a melhor opção para a harmonização.

Por último, mas não menos importante, é preciso saber que esses vinhos também podem ser harmonizados com sobremesas, como panetones, chocolates ou fondues doces. Alguma dúvida de que os frisantes são bebidas curinga?

E o frisante não fica muito atrás, já que pode ser uma ótima opção para diversos momentos, já que combina perfeitamente com queijos duros e embutidos, além de patês, castanhas, amendoim e nozes.

E se você gosta de arriscar, até mesmo pizzas menos condimentadas harmonizam bem com esse tipo de vinho. Alguma dúvida? Teste e comprove!

Qual é a temperatura ideal para servir o vinho frisante?

Para que você possa sentir todos os aromas e sabores dos vinhos frisantes e espumantes, o ideal é que eles estejam gelados na hora de servir e a temperatura sugerida é entre 6º C e 8º C.

Em dias muito quentes, escolha um bom vinho frisante para beber, pois eles costumam ter menor teor alcoólico que os espumantes e, por isso, são mais fáceis de serem consumidos nesses dias.

Uma boa ideia é manter seu vinho em um balde com gelo para garantir que ele esteja sempre na temperatura ideal quando você for servi-lo.

Outra forma muito eficiente de manter o seu frisante gelado é colocando uvas congeladas dentro da sua taça. O lado bom dessa técnica é que as uvas não alteram em nada o sabor do vinho, ao contrário do gelo.

Não é tão difícil distinguir a diferença entre os vinhos frisantes e vinhos espumantes, nem é tão complicado harmonizá-los. Agora você está um passo à frente no mundo dos vinhos!

A enologia é uma ciência que envolve muito conhecimento mas, aos poucos, você vai aprender tudo o que é necessário para se tornar um grande conhecedor e amante de vinhos.

Gostou deste texto? Quer aprender mais sobre as curiosidades deste universo? Neste outro artigo, você conhece mais sobre a temperatura ideal para servir outros tipos de vinho. Confira!

Créditos da imagem: Festa foto criado por Racool_studio – br.freepik.com

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?