Chocolate e vinho combinam?

Como funciona o Clube aTábua?
5 de julho de 2021
Seleções aTábua – Julho
7 de julho de 2021

A resposta é sim, sim e sim. O único ponto de atenção na combinação são as características dos dois produtos, que devem ser equilibradas. Afinal, se a harmonização não for perfeita, você corre o risco de ficar com um gosto metálico na boca e isso atrapalhará a sua degustação.

Para cada tipo de chocolate – amargo, ao leite e branco -, existe um vinho ideal? A resposta também é sim e você precisa levar em consideração os componentes de cada chocolate para fazer a escolha do rótulo correto. Dizem que uma boa forma de não errar na combinação é pensar que o vinho deve ser tão ou mais doce que o chocolate. No entanto, há controvérsias quanto a esse assunto.

Separamos então agumas dicas a seguir para te ajudar na escolha. Aproveita que hoje, dia 07 de julho, é o Dia Mundial do Chocolate e já coloque essas dicas em prática, depois conta pra gente como foi essa degustação de dois itens tão amados.

Chocolate amargo
Por ter teor de cacau elevado, para combinar com esse tipo, você deve escolher um vinho com alto teor de açúcar residual, que irá contrapor o amargo do chocolate. Cabernet Sauvignon ou Syrah que tenha estágio em barril de carvalho podem ser boas opções. Já se você preferir um espumante, não tem problema. Aposte em um brut, mas que tenha sido feito com uvas Chardonnay e Pinot Noir.

Chocolate ao leite
A similaridade neste caso deve ser pela doçura. Por isso, opte por tintos leves, frutados e com baixo teor alcoólico. O Vinho do Porto consegue complementar o sabor do chocolate sem anulá-lo e o mesmo acontece com o chocolate. Aposte!

Chocolate branco
Manteiga de cacau e baunilha estão na composição desse tipo de chocolate, que pede um vinho que se assemelhe na doçura e textura. Por isso, os vinhos brancos com doçura são perfeitos para equilibrar o sabor do chocolate. Sem falar no bom e famoso Moscatel. O perlage, que são as bolhas de gás carbônico presentes na bebida, ajudam a “limpar” a boca e proporcionam uma ótima degustação.

Gostou do conteúdo, mas não conhece muitos tipos de vinho? Que tal conhecer novos aromas e sabores todo mês? Faça parte do Clube aTábua e receba mensalmente uma caixa com vinho de lugares diferentes do mundo, queijo, embutido e geleia para uma deliciosa harmonização. Clique aqui e saiba mais!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?