Quer aprender sobre vinhos? Encontrou o post perfeito!

Entenda como funciona um clube de vinho
29 de junho de 2020
Como é feito o vinho? Veja o passo a passo da produção!
3 de agosto de 2020

Se tomar uma taça de vinho já é um prazer enorme, imagina conhecer o mundo vasto e maravilhoso que existe por trás da cultura dessa bebida, combinações, uvas, estilos?

Para falar desse universo, elaboramos este artigo para quem quer aprender sobre vinho, ir além da garrafa e começar a entender sobre plantio, harmonização com alimentos, processo de elaboração e como o vinho também atua na nossa saúde, caracterizando-se como uma bebida perfeita.

Se você quer melhorar sua experiência na próxima taça de vinho, continue lendo, anote as dicas e tenha um ótimo brinde.

Entenda o que é a enologia

Vinho não é uma simples bebida, mas algo que conta a história de onde veio, de sua fabricação e ajuda a criar histórias a partir das sensações que provoca a cada gole.

Prova dessa importância é que existe uma ciência para estudar tudo relacionado à bebida — a enologia. Ela analisa a produção, a conservação, o solo, a vindima, o envelhecimento e todo e qualquer outro fator que possa influenciar o sabor e a história do vinho.

A enologia é estudada em faculdade — as principais ficam na França e na Itália. No Brasil, a única instituição que oferece bacharelado nessa área é a Universidade Federal do Pampa, no Sul. Mas você não precisa ter essa formação para saber um pouco mais sobre vinho.

Veja por que aprender sobre vinho

Veja agora algumas razões para iniciar seus estudos sobre o vinho.

Entender o seu processo de elaboração

Vinhos não são todos iguais. A partir de seu processo de elaboração, sua origem, armazenamento e envelhecimento, teremos um resultado de sabor na garrafa. Quando você conhece todos esses aspectos, vai achando também os tipos de vinho que mais apetecem o seu paladar ou despertam a sua curiosidade.

Ter refeições mais saborosas

Se um vinho tem um resultado único a partir de sua origem ou elaboração, pode causar o mesmo impacto em sua refeição. Mas é preciso aprender a encontrar o equilíbrio entre a bebida e o que vai servir. Ao harmonizar comida e bebida, você aprenderá que tipo de vinho acentua certo sabor e como obter uma refeição ainda mais saborosa.

Um peixe delicado, por exemplo, pede um vinho leve, um sauvignon blanc, que não interfere no seu sabor. Já uma carne vai bem com vinhos de acidez mais acentuada, como o tannat. Mas as combinações são incontáveis e os resultados, gratas surpresas.

Aprender sobre plantio e cultivo

Sabia que o solo, o clima e, até mesmo, o momento em que a colheita da uva é feita podem influenciar o sabor? Por isso temos as chamadas safras de um mesmo rótulo, mas com resultado diferente do que é conhecido.

Um vinho está sempre mudando, mas, entendendo de que modo esses fatores atuam sobre a bebida, você passa a ter pistas concretas do que vai beber e sabe se deve ou não experimentar.

Conheça os benefícios de consumir essa bebida

Além do sabor, existem benefícios em consumir vinho. O mais famoso deles é a proteção cardiovascular que essa bebida proporciona por causa de seus polifenóis, que aumentam os níveis de colesterol HDL (o bom) e diminuem o LDL (o ruim). Mas o vinho também:

  • ajuda a combater o diabetes por causa do resveratrol, substância encontrada na pele das uvas vermelhas, que ajuda a regular o açúcar no sangue;
  • relaxa e alivia o estresse;
  • melhora o humor e ajuda a evitar a depressão.

Vale destacar que o resveratrol é um poderoso antioxidante e atua como um anti-inflamatório natural. Além disso, essa substância é estudada como facilitadora no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Como mostramos, aprender sobre vinho é um caminho longo, delicioso e sem volta, porque essa bebida está sempre mudando. O aprendizado pode proporcionar momentos únicos em termos de conhecimento, harmonização com alimentos e saúde, já que ele também traz esse tipo de benefício.

Se você ficou interessado em aprender mais sobre esse universo, que tal conhecer o clube aTábua, que proporciona experiências de harmonização de vinhos com queijos, embutidos e, até mesmo, geleias artesanais? É um ótimo jeito de aprender e experimentar alguns bons rótulos. Entre em contato e saiba mais já!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?