5 dicas para receber amigos em casa com queijos e vinhos

Queijo premiado: brasileiros se destacam em competição mundial
14 de setembro de 2021
Primavera: quais vinhos são ideais?
22 de setembro de 2021

Em tempos de pandemia, depois que muita gente já está vacinada, já começa a ser possível receber amigos em casa, sem deixar de lado os cuidados afim de não comprometer a saúde e o bem-estar de todos. Pensando neste momento, que pede poucas pessoas, uma boa pedida é preparar uma deliciosa noite de queijos e vinhos.

Apesar de não ser nada complicado organizar esse momento especial, listamos 5 dicas para ajudá-lo a ser um anfitrião ainda melhor e tornar a noite de queijos e vinhos memorável. Vamos lá?

1. Planeje a quantidade de itens tendo como base o número de convidados

Nessas reuniões, além do vinho, vale oferecer vários tipos de queijos, pães, patês diversos, frios e frutas da estação. Saber quantas pessoas estarão em sua casa é fundamental para que não falte nada.

O ideal é contar, inicialmente, com pelo menos 250 gramas de queijo, 150 gramas de pão e 1 garrafa de vinho por pessoa. Isso é suficiente para que todos se sirvam com fartura e fiquem bem à vontade. Além do mais, se alguém aparecer de última hora, você tem a garantia de que será bem recebido.

2. Selecione os queijos que deseja servir

Se o queijo for o centro das atenções, recomenda-se que você sirva, no mínimo, 4 tipos diferentes. Para isso, vale dividi-los em categorias, como queijo fresco, queijo curado, queijo duro, queijo cremoso, queijo azul, queijo macio e assim por diante.

É importante ressaltar que todo tipo de vinho pede um queijo específico para que fique perfeitamente harmonizado. Os queijos duros são muito adequados para vinhos tintos de tanino leve, vinhos brancos, espumantes e rosés. Já o queijo azul harmoniza melhor com vinhos doces.

3. Escolha bem os acompanhamentos

Ter uma variedade de queijos é bom, mas se você incluir outros acompanhamentos, com certeza oferecerá aos seus convidados mais opções de combinação, principalmente se tiver alguém que não come tanto queijo, por exemplo. Veja algumas sugestões para incrementar sua tábua de frios:

Pães

O pão é presença obrigatória e deve ser colocado na ponta da mesa. Para combinar com queijos e vinhos diversos, prefira pães de sabor mais neutro. Você pode usar baguete, pão italiano, pão preto, pão francês e pão caseiro. As torradas combinam bem com os queijos mais cremosos e com os patês.

Patês

Os patês são complementares aos pães. Escolha 3 ou 4 sabores diferentes, como tomate seco, frango com abacaxi, atum, alho-poró, milho e outros.

Frutas

As frutas são muito adequadas para combinar com os queijos e acompanhamentos e são ótima pedida até mesmo para completar a decoração da mesa. Uma boa sugestão é escolher frutas da época, mas tome cuidado para que não sejam muito cítricas. Além de harmonizar com os demais itens, também podem ser servidas como sobremesa.

Embutidos

Uma tábua de frios só é uma tábua de frios se você incluir embutidos que, aliás, harmonizam muito bem com os queijos e vinhos. Salaminho italiano, presunto de Parma e lombinho canadense são algumas boas opções.

4. Faça a seleção de vinhos

Pense na lógica de combinar as características dos queijos e dos vinhos para estabelecer algumas associações. A densidade e intensidade dos dois devem ser iguais para evitar que o sabor desapareça.

Queijos mais leves e mais macios requerem vinhos mais macios. Os vinhos mais ricos combinam bem com os queijos mais duros. Queijos com maior teor de gordura harmonizam melhor com vinhos mais ácidos, pois equilibram suas características.

Os queijos muito maduros, geralmente os mais aromáticos e saborosos, requerem a utilização de vinhos com a mesma concentração. Sabe aqueles queijos com muito sal ou amargos? Eles tendem a tornar os taninos do vinho tinto mais perceptíveis e desagradáveis. Portanto, para esse tipo de queijo, o acompanhamento ideal é vinho branco ou espumante.

Existe um conceito interessante na gastronomia que é “se crescer junto, pode ficar junto”. Considere que vinhos e queijos da mesma região tendem a ser bem harmonizados, pois além de terem os mesmos elementos naturais, os produtores locais também podem ajustar os seus produtos ao longo do tempo.

Se você quiser entender mais sobre vinhos, é só clicar aqui!

5. Observe os protocolos de higiene

Não é porque muitas pessoas já tomara a 2ª dose da vacina que os cuidados devem ser reduzidos. Recomendamos, portanto, que você não convide muitas pessoas para o encontro para não haver aglomeração. Além disso, deixe o lavabo à disposição dos convidados, com sabonete líquido para as mãos, toalhas secas e tudo bem limpo. Álcool em gel em alguns pontos da casa também é uma demonstração de cuidado com os convidados.

Viu só como não é nada complicado receber amigos para um encontro de queijos e vinhos na sua casa, mesmo durante a pandemia? Aproveite nossas dicas e depois nos conte se foram úteis. Aliás, caso queira receber uma combinação de queijo, embutido e vinho, é só acessar nosso site. No Clube aTábua, você recebe todo mês uma seleção de produtos perfeitamente harmonizados para um delicioso momento de degustação. Saiba mais!

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, podemos te ajudar?